Tempo de leitura: 6 minutos
A adaptação na educação infantil é um tema muito delicado por ser imprescindível em uma educação de qualidade e, muitas vezes, é motivo de preocupação dos pais.
Ninguém nasce pronto: o ser humano se adapta a situações inovadoras, lugares e pessoas diferentes o tempo todo. O inicio da vida escolar é significativo para toda a família e o ideal seria evitar que a entrada da criança na escola coincida com outro acontecimento importante como: nascimento de irmão ou irmã, mudança de cidade, perda de alguém muito próximo.
O tempo de adaptação na educação infantil
Cada criança tem um tempo para se adaptar, mas é fundamental que os pais tenham segurança para transmitir à criança.
A adaptação deve ser lenta e gradual. Se a mãe trabalha fora, o ideal é que o horário escolhido para a criança frequentar a escola coincida com o da mãe e recomenda-se que a separação seja gradativa. Cada escola tem regras próprias, mas a adaptação exige tolerância: umas crianças se adaptam com facilidade, para outras é um processo mais demorado.
Tenha sempre em mente que:
- A adaptação da criança á escola é um trabalho conjunto entre a escola e a família.
- A criança que está indo pela primeira vez à escola não tem noção do que pode encontrar lá. Vocês, como pais, devem passar essa segurança para ela.
- Algumas mudanças na rotina acontecem independente da criança estar bem ou não na escola, como na alimentação, no sono, demonstrações de ressentimentos como manhas, birras…
- O papel da escola não é substituir a mãe e sim contribuir para ampliar o papel que a mãe desempenha.
O comportamento da criança durante a adaptação na educação infantil
Geralmente, a criança chora nos primeiros dias: não quer nem olhar para a educadora. Isso é normal, mas aos poucos ela irá entreter-se e o choro vai diminuindo. Esse processo de adaptação deve ser gradual e não pode retroceder. A mãe e o pai precisam ser firmes, pois depende da continuidade e da insistência dos pais.
Para que uma adaptação ocorra, da melhor maneira possível, ela deve ser bem conduzida. Quanto menor o filho, mais ansiedade e insegurança para os pais, mas para criança é mais fácil.
Por mais longo e cheio de lágrimas que um período de adaptação possa ser, não se preocupem, pois não traumatiza. Um dia a criança cresce e novas experiências irão aparecer, ela deverá saber lidar com novas situações.
Como ajudar
- Transmita segurança para o seu filho, mostrando que ir para a escola é para o bem dele;
- Não crie falsa expectativa, fale realmente como vai ser a rotina na escola;
- Não saia da escola sem se despedir;
- Tente ir buscar seu filho sempre no mesmo horário;
- Ao falar na escola, fale sempre de uma maneira estimulante;
- Passe o máximo de informação para a escola sobre o seu filho;
- Não desista de primeiro momento;
- Crie afinidade com os educadores e coordenadores da escola.
Fique atento
A criança muitas vezes faz birras e manhas, então, preste atenção no choro. Você como mãe e pai sabem identificar: às vezes, pode ser até um choro manipulador.
Papel da Escola na Adaptação na Educação Infantil
- Propiciar um ambiente agradável e acolhedor;
- Mostrar todos os ambientes para a criança;
- Permitir que, no mínimo, um familiar permaneça no na escola até que a criança sinta-se segura;
- Permitir que o educando converse com o pai e a mãe para que receba todas as informações possíveis sobre a criança.
A função da escola e dos profissionais é receber a criança e é necessário um trabalho cuidadosamente planejado. A instituição deve causar boa impressão, apresentar-se como um ambiente seguro, com um espaço que propicie o desenvolvimento e uma aprendizagem significativa.
Adaptação no ensino fundamental
Quando as crianças deixam a educação infantil para ingressar no ensino fundamental, sentem-se na escola dos “GRANDES”, assim que eles chamam. Tem diferença? Tem, mas, principalmente, no 1º ano existem algumas coisas em comum.
A escola recebe os pais com afetividade e muito carinho também, afinal lidar com o novo, o inesperado, traz sentimentos diferentes para todos independente da idade.
A educadora tenta deixar a sala mais criativa, mais aconchegante e, até mesmo, mais familiar. Geralmente, no 1º ano eles ainda podem levar lanche, toalhinha e até um brinquedo.
É papel da escola entender que a criança que sai do pré para o ensino fundamental não é um adulto: ela continua sendo criança, por isso a escola deve proporcionar planejamentos dinâmicos e ser flexível, permitindo que a criança se adapte à nova rotina de uma maneira não frustrante considerando a maturação e curiosidades.
Como os pais devem agir nesse momento?
Por mais ansiosos e inseguros que os pais estejam, não devem passar isso para o filho. A insegurança dessa vez é de que os filhos estão crescendo e não são mais bebês e que já estão na nova escola, para uma nova etapa,mas ainda estão em fase de alfabetização.
Os pais devem estimular o crescimento e a curiosidade das crianças. Nessa fase, eles vão pedir mais livros, então estimule a leitura levando-as a livrarias ajudando a procurar livros. Toda a criança estimulada tem mais facilidade para se desenvolver.
Outra coisa que é novidade e eles adoram são as notas e as provas. Eles se sentem grandes, na hora do recreio eles também acham interessante ir comprar o lanche onde eles tem mais autonomia, mas continuam sendo monitorados.
Pais, é muito importante que vocês não se sintam culpados por deixarem seus filhos na escola. Com certeza, ela é o local ideal e mais adequado para a socialização, aprendizado e pleno desenvolvimento de seu filho. O começo não é fácil, só que depois algumas crianças não querem nem ir embora, pois dentro da escola criou-se um elo.
Conversem e troquem experiências com outros pais que já passaram por essa experiência. Certamente, você vai perceber que a adaptação escolar não é um grande problema e que tudo vai sendo normalizado gradativamente.
E NÃO ESQUEÇA: PASSE SEMPRE SEGURANÇA E CONFIANÇA PARA SEU FILHO!
“Quando ensinas o teu filho, estás a ensinar o filho do teu filho.” Talmude
Cátia Silveira Martins – Educadora – Rede de Ensino Caminho do Saber
Gostou desse texto sobre Adaptação na Educação Infantil? Então acesse nosso site e conheça mais sobre nosso ensino.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.