Tempo de leitura: 6 minutos
A tecnologia sempre foi um dos pilares da Rede de Ensino Caminho do Saber, de Caxias do Sul, mas ela nunca esteve tão presente como neste período que estamos vivendo. E se tornou uma aliada no processo de aprendizagem dos alunos. O novo coronavírus chegou inesperadamente e mexeu com a vida de todos, fazendo o mundo inteiro se isolar. Em questão de dias, o anúncio de casos confirmados da doença no Brasil acendeu o alerta e, imediatamente, mudou a rotina das pessoas. Começava o distanciamento social. Não demorou muito para as escolas também serem afetadas e tomarem atitudes em relação à Covid-19. E, então, desde o dia 19 de março, as aulas presenciais foram suspensas na Caminho do Saber.
E agora? Como fazer? Como serão as aulas? Como seguir com o conteúdo? Como manter o processo de aprendizagem com os alunos? Foram perguntas que, rapidamente, foram sendo resolvidas pela direção e pela equipe pedagógica da escola. Afinal, nós contamos com a tecnologia que já é utilizada ao longo do ano e agora seria a ferramenta mais necessária para enfrentar a quarentena.
Logo, as equipes de Tecnologia da Informação (TI) e de Tecnologia Educacional (TE) da Caminho do Saber foram acionadas, juntamente às equipes diretivas e de professores para anunciar a novidade: a escola passaria a oferecer videoaulas e atividades à distância para os 1,4 mil alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio.
Isso foi possível graças a três fatores: o SAS (plataforma de educação parceira da Caminho do Saber), que oferece ferramentas digitais para complementar o estudo do aluno; o “Caminho Virtual”, plataforma digital que a escola utiliza para disponibilizar atividades online; e um aplicativo da agenda eletrônica própria de comunicação entre escola e pais/responsáveis. Através dessa interatividade com a qual os alunos já estavam habituados, foi possível disponibilizar videoaulas para seguir com o conteúdo que seria dado em sala de aula.
Para isso, os professores receberam um treinamento da equipe de TI e TE da Caminho sobre como gravar os vídeos e disponibilizá-los para os alunos, além de aprenderem as diversas ferramentas contempladas nas plataformas digitais da instituição. Para os pequenos, também foram disponibilizados vídeos com contação de histórias de livros e conteúdo educativo para a criançada.
Não demorou muito e logo a Caminho do Saber trouxe mais uma novidade: aulas online ao vivo para todos os estudantes, além de espaços também ao vivo para esclarecer os conteúdos e tirar dúvidas. As turmas dos Anos Iniciais também passaram a contar com a Sala ao Vivo com o Professor, em que os estudantes puderam rever virtualmente os colegas e professores e esclarecer questões sobre as atividades domiciliares. Testes foram feitos para capacitar os funcionários e orientar as famílias para o uso de aplicativo de conversas por vídeo.
“Mais do que nunca, nesse período de quarentena, a tecnologia se mostrou uma ferramenta fundamental para o aprendizado e ensino dos alunos. Esse sempre foi um pilar da Caminho do Saber e agora estamos comprovando o quanto ela faz diferença no dia a dia das turmas. Afinal, sem esses dispositivos tecnológicos não conseguiríamos estar transmitindo o conteúdo aos nossos alunos, como estamos fazendo”, explica Maristela Chiappin, diretora-presidente da escola.
Rosecler dos Santos, mãe de Davi dos Santos Masotti, da turma 32, contou que o filho ficou encantado com a aula ao vivo. “Ele ficou super emocionado, extasiado mesmo por ver todos os coleguinhas e a professora. Inclusive, eles cantaram parabéns para uma colega que estava de aniversário e foi muito emocionante, de verdade”. Ela complementa: “Para nós, pais, essas aulas ao vivo são um diferencial nessa quarentena, pois o Davi estava sentindo saudade de ver os amigos e as professoras”, completou Rosecler.
E, então, em quase três de meses de quarentena, a Caminho do Saber registrou o sucesso das atividades domiciliares: foram produzidas mais 1.940 horas de atividades e publicados 5.808 vídeos, resultando em um total de 114 mil visualizações e 9,4 mil horas de aulas assistidas. O cronograma inclui videoaulas, contação de histórias, demais atividades online e interações ao vivo, como aulas, tira-dúvidas e salas com o professor, entre as turmas de todos os segmentos da Caminho do Saber: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.
No total, 73 professores da Caminho são os responsáveis pela elaboração das atividades domiciliares, como Daiane Rech, professora de matemática da escola. “A experiência tem sido desafiadora. Tive que me reinventar como professora e aprender um pouco mais sobre as ferramentas do mundo tecnológico, dominando e superando minhas dificuldades com todo o apoio e suporte técnico que a escola nos proporciona. Estou encantada com o empenho, dedicação, carinho e apoio dos pais e alunos que não medem esforços na realização das atividades propostas”, comentou.
A adaptação também faz parte da rotina dos pais. Aline Bonatto é mãe de dois estudantes da Caminho: Luca, da turma 43; e Caio, do Pré 2B. Para ela, as atividades domiciliares têm sido muito proveitosas. “Elas são bem importantes para a criança manter esse vínculo com a escola e para dar andamento à questão do aprendizado durante a quarentena, até para não acumular tudo mais para frente. Também achei bem importante o encontro ao vivo com as turmas, para eles poderem se ver e conversar com colegas e professores. Deu um ânimo novo e eles já ficam esperando o dia do próximo encontro”, relatou Aline.
Além disso, durante a quarentena, a escola trouxe outras novidades para animar as famílias, como as lives realizadas nas redes sociais da escola sobre diversos temas ligados à educação ou com atividades recreativas para os estudantes e ainda um reality show feito com algumas famílias da escola. O reality, disponível no instagram da escola, mostrou a rotina de pais e alunos da Rede nesse período de quarentena e como eles estão se adequando à fase de pandemia. Além disso, os participantes foram desafiados a cumprirem algumas tarefas, que têm por objetivo mostrar o trabalho em equipe das famílias, num momento em que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é ficar em casa.
“Tenho acompanhado as ações deste período e só tenho a parabenizar a Rede Caminho do Saber pela rapidez em se adaptar a essa nova realidade. Infelizmente, as crises acontecem e delas restam sempre grandes mudanças e evoluções. A educação vai evoluir muito após essa pandemia e ficará o marco desta superação e reinvenção. Tenho convicção que nada acontece sem dedicação, empenho e profissionalismo. Por isto, parabéns a todos da equipe! Orgulho em pertencer!”, contou Solange Deon Pereira, mãe do estudante Guilherme Deon Pereira, da turma 81.