Tempo de leitura: 4 minutos
Em tempos de pandemia, a tecnologia se tornou uma grande aliada contra a desinformação, o isolamento e o tédio, e uma ferramenta importante a favor das relações sociais, dos negócios, da educação. Afinal foi através das ferramentas tecnológicas que os alunos puderam ter aulas e acessar atividades online durante o distanciamento social. Mas, mesmo antes da pandemia do coronavírus acontecer, a Rede Caminho do Saber sempre contou com a tecnologia como um de seus pilares para o aprendizado.
Sabemos que a tecnologia aumenta nossa visão de mundo, amplia nossos horizontes e aproxima as pessoas e utilizar isso para a educação de forma saudável é mais do que necessário. Isso porque hoje nossos estudantes estão por dentro das redes sociais e novidades digitais, e a escola não pode fugir dessa realidade.
A Caminho do Saber já saiu na frente neste quesito. Começando pelos inúmeros recursos tecnológicos usados no dia a dia com os alunos que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Contamos com data show, computadores e lousas eletrônicas em salas de aula para atrair a atenção do aluno e contribuir para a fixação do conteúdo. Adquirimos uma impressora 3D, que se tornou mais uma ferramenta importante para a prática de robótica. E ainda contamos com laboratórios de informática e uma Sala Apple, com 30 Ipads exclusivos para manuseio de programas e aplicativos pelos estudantes.
Além disso, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, proporcionamos aulas de Educação Tecnológica e Robótica aos nossos estudantes para desenvolver inúmeras habilidades indispensáveis para qualquer profissional no futuro. Priorizamos a divisão de tarefas, trabalho em equipe, flexibilidade de ações e pensamentos e desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Atendendo às exigências do mundo moderno no que se refere à tecnologia e ao desenvolvimento de lideranças, essa é uma importante ferramenta em nosso currículo.
Também promovemos, há mais de 10 anos, a Feira Ecotecnológica da Caminho do Saber com todos os alunos da escola. Nela, as turmas desenvolvem trabalhos de iniciação científica e apresentam suas conclusões para os colegas durante a Feira. Os estudantes procuram respostas para diversos questionamentos da sociedade e da natureza e estudam teorias e hipóteses como soluções a esses problemas.
Isso também é tecnologia. É ciência. É inovação. É mais do que somente oferecer os recursos, mas é unir tecnologia e conteúdo para a formação dos alunos.
Robótica
Quer prática mais intensa em tecnologia do que com a robótica? Segundo o site Espaço Ciência, a robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.
Mas ela é mais do que isso. É trabalho em equipe, criatividade, paciência, empreendedorismo, proatividade. E tudo isso é trabalhado na escola e mais intensamente dentro da Tecnoway, equipe de robótica da Rede Caminho do Saber. O grupo é formado por alunos, de diferentes idades, que se renova a cada ano, a medida que novos estudantes entram e outros deixam a escola.
A Tecnoway já foi campeã nacional de torneios de robótica, tendo participado de inúmeras competições regionais, nacionais e mundiais. A equipe levou o nome da Caminho do Saber para Austrália, por exemplo, disputando torneios com as melhores equipes do planeta. Foram tantos desafios, conquistas e vitórias da Tecnoway que fica difícil citar todas, mas o importante é não esquecer o que tudo isso representou na vida desses alunos.
Quem já viveu uma experiência nacional ou internacional em competições, sabe o crescimento que isso proporciona. Um crescimento para a vida toda: de liderança, maturidade e proatividade. Somado a isso ainda o conhecimento adquirido na área de robótica que qualifica esse estudante para futura atuação no mercado de trabalho.
Mais uma vez, vemos os benefícios trazidos pela tecnologia quando a escola aposta neste conceito. Fica claro que ela transforma a educação, o aprendizado, o ser humano. A pandemia só nos mostrou que a tecnologia é cada vez mais indispensável e, pensando nisso, a Rede Caminho do Saber avança ainda mais em recursos tecnológicos. Para possibilitar que os nossos alunos saiam preparados para o mercado profissional ou, simplesmente, saiam da escola munidos de habilidades que vão prepará-los para qualquer desafio que aparecer pelo caminho.