Blog

Como conciliar o trabalho e o relacionamento entre pais e filhos

woman-3687084_960_720

Compartilhar em:

Nossa sociedade está estruturada de forma a fazer com que os adultos passem grande parte de seus dias fora de casa, certo? Mas, quando se tem filhos, essa realidade pode se transformar em problema. A verdade é que, com comprometimento e o coração livre de culpas, é possível organizar a própria vida. Dessa forma, equilibra-se o trabalho e a família para que cada um use o espaço necessário dentro da sua vida. Confira algumas dicas sobre como conseguir conciliar carreira e relacionamento entre pais e filhos:

Estabeleça limites

Muita competitividade, pressão para o alcance de metas e acúmulo de demandas acabam fazendo com que as pessoas fiquem mais horas trabalhando do que sua jornada realmente determina, cenário nada ideal para a conciliação do tempo para um bom relacionamento entre pais e filhos. Por isso, é preciso saber se organizar para cumprir as tarefas profissionais sem precisar de tantas horas extras. Lembre-se de que o trabalho e a família são importantes.

Esteja presente

No trabalho, foque em suas atividades profissionais. Em casa, foque nas relações familiares e no seu relacionamento entre pais e filhos. Afinal de contas, de nada adianta passar horas ali do lado dos seus filhos se você está com a cabeça longe, irritado, desejando estar em outro lugar. Assim, é importante ter algum momento em que você possa se dedicar por inteiro às crianças. Para criar um vínculo ainda mais forte, reserve um certo tempo diário para brincar e interagir com os filhos, ficando longe de celulares ou outras distrações, pelo menos durante esse período!

Escolha bem

Fato é que, durante a ausência dos pais, alguém terá que olhar as crianças. Nesse contexto, seja essa pessoa uma babá, uma das avós oua professora da escola, o importante é fazer uma escolha criteriosa, que o deixe tranquilo para você poder realmente cuidar de sua vida profissional quando estiver fora de casa. Oriente esse responsável sobre o tipo de educação que você deseja dar e diga quais são suas principais regras de conduta, para que vocês falem a mesma linguagem.

Na hora de sair de casa para trabalhar, despeça-se dizendo aonde vai e também quando volta. Nada de sair “de fininho”, pois esse tipo de atitude pode causar uma enorme insegurança nas crianças. Não esqueça: crianças costumam se adaptar facilmente, aprendendo a lidar com certas frustrações quando sentem que são amadas, mesmo apesar das ausências.

Envolva as crianças para melhorar o relacionamento entre pais e filhos

Tem que cozinhar a janta? Chame seus filhos para ajudar! Faça o mesmo na hora de preparar a lancheira, colocar roupas para lavar, ir às compras e assim por diante! Você conseguirá ter mais tempo livre, criará um senso de responsabilidade nas crianças e estreitará laços de forma natural e cotidiana.

Trabalho e filhos têm demandas que podem ser perfeitamente equilibradas, desde que você consiga focar em cada uma delas no momento certo.

SOP – Serviço de Orientação Psicopedagógica

A brincadeira e as atividades lúdicas são muito importante para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que ela consegue expressar os sentimentos dela em relação ao mundo social.
A Caminho Rede de Ensino é reconhecida pelo trabalho em Inovação e Tecnologia, com uma equipe capacitada que prepara os estudantes para o mundo do presente e do futuro.
Neste domingo (21/04), Caxias do Sul passará por uma Revolução Criativa e a Caminho Rede de Ensino fará parte disso, afinal Inovação e Tecnologia têm tudo a ver com a nossa escola.