Blog

Como estimular a leitura infantil?

4

Compartilhar em:

Essa é uma pergunta que muitos pais se fazem, né?! Como estimular a leitura infantil? Isso porque todos sabemos dos benefícios dos livros, mas nem sempre é fácil agradar a criança com esse hábito. Muitas vezes tem o videogame, a televisão, o tablet, outras distrações que atraem mais as crianças do que os livros. Nesses casos, é muito importante a ação dos pais para estimular a leitura infantil e fazer disso um momento prazeroso em família.

Desde que está na barriga da mãe, o bebê já pode ser estimulado com a leitura de um livro ou com uma contação de história. Usando vozes diferentes, simulando sons, entoando cada palavra, os pais e o bebê já reforçam vínculos ainda na barriga, tornando a leitura mais um momento de interação nessa fase.

Depois que eles nascem, essa interação não deve parar. Muitos livros e histórias, inclusive, ajudam a acalmar as crianças, a deixá-las relaxadas e até a fazê-las dormir. Quando são um pouco maiores, os livros se tornam portas para a imaginação dos pequenos. É ali que eles criam, inventam, conhecem diversos mundos e viajam na ilusão dos contos de fada.

E os pais podem colaborar para esse estímulo à leitura infantil, reservando um tempo para esse hábito. Os especialistas recomendam até fazer um “cantinho da leitura” na casa para que o espaço seja totalmente voltado à leitura infantil, sem aparelhos eletrônicos por perto. Além de esquecer o celular, outras dicas são: os pais podem ler junto com os filhos, fazer perguntas que estimulem o raciocínio da criança, fazer o filho escolher qual história preferida ou fazer a criança contar a história depois que terminou.

Desenhos sobre o livro ou encenações também são bem-vindas. Muitos contadores de histórias também aconselham a fazer da hora da leitura um momento especial da semana. Ou seja, os pais podem passar a semana toda estimulando os filhos de que na sexta-feira, por exemplo, a tarde será diferente, com uma barraca na sala ou com um lanche especial. Ou podem colocar livros novos em uma caixa de presente e ir dando dicas durante a semana para a criança encontrar os exemplares e sentar para ler. Essas são algumas “iscas” de especialistas que ajudam a criar na criança a vontade de ler, a criar uma expectativa por esse momento de leitura.

O que a leitura desenvolve na educação infantil?

Tanto se fala em estímulo para a leitura infantil, mas por que será? Porque a leitura, segundo os estudiosos, desenvolve o raciocínio, estimula a criatividade, aumenta o vocabulário, favorece a aprendizagem e ainda contribui para o desenvolvimento do senso crítico e da escrita na criança.

É visível observar o desenvolvimento de uma criança que tenha esse incentivo com a literatura em relação a outra que não tenha tanto estímulo nessa área. Muitos dizem: “Ah, mas o meu filho não gosta de ler?”. Será que ele não gosta mesmo ou será que ele ainda não achou um livro que goste de verdade?

Tem tantas opções de histórias, com ilustrações, sem ilustrações, com letra maior, com letra menor, coloridas ou em preto e branco…Sem contar histórias em quadrinhos, de super-heróis, de fadas, de princesas, de vilões, de animais…Enfim, há uma diversidade de opções para a leitura infantil e o jeito é ir tentando e buscando livros que façam os olhinhos do seu filho brilharem.

Sem contar que o exemplo dos pais também é muito importante. Ler junto com o filho ou cada um fazer uma hora da leitura com um livro diferente já estimula a criança para adquirir esse hábito. O fundamental é a criança pegar esse gosto pelos livros desde pequena, pois isso vai acompanhá-la para o resto da vida. E nós bem sabemos que as leituras seguem durante a vida escolar, portanto, será muito fácil lidar com essas situações no futuro se, na infância, ela já gostar de ler.

Livros para Leitura Infantil

Por isso, para ajudar os pais nessa missão de incentivar a leitura, nós separamos algumas dicas de livros tanto para a Educação Infantil quanto para os Anos Iniciais, numa faixa etária dos 2 aos 10 anos. São 10 opções de leituras infantis que trazem fantasia, personagens animados, mensagens importantes e contos de fada estimular a imaginação do seu filho.

Livros Educação Infantil:

Ivan Balangandã, de Helô Bacichette

O livro conta a história de um menino colecionador, que junta um monte de objetos. Até que um dia ele conhece um outro menino e a rotina dos dois muda.

A invenção de Celeste, de Telma Guimarães

Celeste conta uma mentira na escola ao falar que possuía um bichinho de estimação. Essa invenção vai gerar muitos problemas para a menina.

A carta de Hugo, de Tom Percival

Junte-se a Hugo em uma aventura para entregar uma carta a um amigo que foi morar longe.

Um sapo especial, de Telma Guimarães

Ciça, que adora desenhar, cria vários desenhos de animais, inclusive de um sapo que ficava sempre muito triste. Até que um dia, ele revela o motivo da sua insatisfação.

A Sopa Supimpa, de Estevão Marques, Marina Pittier e Fê Sztok

Este livro traz a história de uma velha muito pão-dura que vai ser desafiada a fazer uma sopa por um menino da vizinhança.

Livros Anos Iniciais:

Amarelo, de Elaine Cavion

O livro conta a história de um ipê que vive uma vida de solidão até que começa a fazer grandes e valiosos amigos.

A caligrafia de Dona Sofia, de André Neves

Dona Sofia adora ler poesias e colá-las nas paredes de casa. Até que um dia ela decide distribuir esses poemas pelo correio e conta com uma ajuda especial.

Silêncio de filha, de Jonas Ribeiro

Uma relação de amor e amizade entre mãe e filha, permeada por trocas de bilhetes e revelações importantes.

Bandele, de Eleonora Medeiros

A narrativa do conto de Eleonora Medeiros convida a descobrir os encantos deste livro, que revela a palavra e as histórias como os maiores tesouros de um povo.

Comadre Onça, de Eleonora Medeiros

O livro conta a história da cutia, que tem uma novidade para contar: a oncinha quer casar! Todos os bichos da mata querem ser seu pretendente, mas quem será que ela vai escolher?

Boa leitura para vocês! Ah, e depois de ler esses livros conta para a gente o que achou das histórias. Esperamos o seu comentário!

A brincadeira e as atividades lúdicas são muito importante para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que ela consegue expressar os sentimentos dela em relação ao mundo social.
A Caminho Rede de Ensino é reconhecida pelo trabalho em Inovação e Tecnologia, com uma equipe capacitada que prepara os estudantes para o mundo do presente e do futuro.
Neste domingo (21/04), Caxias do Sul passará por uma Revolução Criativa e a Caminho Rede de Ensino fará parte disso, afinal Inovação e Tecnologia têm tudo a ver com a nossa escola.