Tempo de leitura: 2 minutos
A educação financeira infantil é a base para a criação de filhos mais conscientes
A maioria das pessoas chega a um ponto da vida que olha para trás e deseja ter aprendido mais sobre educação financeira. Muitas pessoas terminam suas graduações, especializações, doutorados, dentre outros, sem ter qualquer ideia de como gerenciar sua conta bancária e despesas.
Dicas
Frasco transparente como cofre
O cofrinho é um velho aliado de quem deseja dar uma economizada. E este tradicional objeto pode ser uma forte ferramenta para ensinar economia ao seu pequeno. Mas para que isso aconteça, é necessário que o cofrinho seja transparente. As crianças, assim como os adultos, são extremamente visuais. Por isso, possibilitar a visualização do acúmulo diário da “graninha” vai empolgar os pequenos.
Xô mesada!
De acordo com a especialista em finanças, Suze Orman, mesadas não educam as crianças para gostar do trabalho, o que pode acabar prejudicando-as no futuro. Dos três aos seis anos, as crianças geralmente não possuem interesse em subsídios, mas é interessante dar-lhes moedas de vez em quando para ir enchendo seus cofres.
Dê a seu filho um real e explique que ele pode comprar um pedaço de doce ou um brinquedo, mas não ambos. A gestão de dinheiro deve envolver escolhas, mesmo nessa idade.
Dê exemplos
As crianças estão sempre observando os pais e moldando seus comportamentos com base neles. Por isso, é necessário definir um exemplo saudável, que os deixem propensos a seguir quando mais velho.
Uma das melhores atitudes a se tomar é deixar a crianças ver que você também economiza. Coloque o dinheiro em um frasco quando seu filho estiver prestando atenção e diga que é seu cofre de economias. Isso mostrará para ele que é poupar é normal.
Seus hábitos de consumo também influenciam a relação da criança com dinheiro. Se a família vive endividada e trata isso como um problema comum, os pequenos vão se habituar a essa realidade.
Mostre-lhe o quanto custam as coisas
É preciso fazer mais do que apenas dizer. Experimente sugerir a compra de um doce ou de um brinquedo utilizando o dinheiro do frasco/cofrinho. É importante que a criança veja como o dinheiro funciona na prática.
Explique como o dinheiro surge na vida de vocês
É importante que a criança entenda que os pais têm um trabalho, e recebem valores em dinheiro como contrapartida.Você pode dar pequenas tarefas a seu filho, como arrumar seu quarto, e explicar que elas são um trabalho dele. Assim, eles entendem que o dinheiro vem do esforço.