Tempo de leitura: 3 minutos
A educação socioemocional é um dos pilares da Rede de Ensino Caminho do Saber. Mas o que significa socioemocional? O que é um desenvolvimento socioemocional? De acordo com a plataforma de educação utilizada pela escola, esse pilar trabalha a formação integral do ser humano como um cidadão ético, responsável, comprometido e consciente. Isso é educação socioemocional.
E durante a pandemia, esse pilar foi bastante reforçado pela escola. Desde o começo do distanciamento social, as equipes pensaram em como poderiam ajudar as famílias e os estudantes a passarem por esse período atípico. Por isso, o Serviço de Orientação Educacional da escola seguiu sendo oferecido, mesmo na quarentena, através de ligação telefônica, agenda eletrônica ou aplicativos de conversas por vídeo.
As duas orientadoras da escola: Fernanda Henz, que atende Educação Infantil e Anos Iniciais; e Rochele Censi, dos Anos Finais e Ensino Médio; trabalham em home office e realizam o atendimento a pais e responsáveis durante a pandemia. Inclusive, com o objeto de atender ainda melhor as famílias, as profissionais estão reunindo as turmas dos adolescentes por aplicativo de vídeo e fazendo chamadas individuais com os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais com participação de algumas professoras.
“Nossas orientadoras educacionais estão dando suporte a todas as famílias que precisarem do serviço. É neste momento de isolamento social, em virtude da Covid-19, que o trabalho se faz tão importante quanto já vem sendo feito há anos na Caminho do Saber. Queremos ouvir os pais e alunos e ajudá-los a passar da melhor forma por esse período”, descreveu Maristela Chiappin.
Isso só reforça a preocupação da Caminho do Saber com a gestão da emoção, principalmente neste momento inesperado, de cuidado, prevenção, medo e incertezas. “Do que adianta termos conteúdo se não soubermos como aplicá-lo da melhor forma? Por isso, sempre prezamos por tratar das emoções e levar as nossas atitudes para fora da escola. A quarentena nos mostrou, justamente, a abordagem da Educação fora da escola. Ou seja, estamos falando de tudo o que transcendo o prédio escolar, que são as pessoas, a vitalidade, a criatividade, o espírito de pesquisa, de inovação, de responsabilidade, de autoestima…Tudo isso é trabalhado como escola, mesmo não estando presencialmente nela”, explica Maristela.
Tanto é que a Caminho do Saber manteve suas campanhas solidárias mesmo em tempos de afastamento social. Por ocasião do Covid-19, a escola resolveu antecipar as duas campanhas que estariam agendadas para o final deste primeiro semestre. Por isso, Dia da Solidariedade e Campanha do Agasalho somaram forças e se tornaram a campanha “No Caminho da Solidariedade”. Além disso, a Caminho do Saber também se solidarizou com outra campanha contra a Covid-19 e convidou voluntários para fazerem a montagem de aventais plásticos que serão doados a profissionais de saúde.
Tudo isso só demonstra o comprometimento e a responsabilidade que a Caminho do Saber tem frente à sociedade. Nem mesmo a quarentena e as restrições nas relações interpessoais por conta da Covid-19 impedem que a escola faça a sua parte para uma vida mais leve, saudável e solidária.