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É praticamente impossível achar um setor da economia que não tenha sofrido adaptações em função da pandemia do coronavírus. Todos tivemos que reaprender a fazer o que já fazíamos, pois os métodos, os processos e as relações sociais mudaram de uma hora para outra. Assim foi também na Rede de Ensino Caminho do Saber com a equipe pedagógica. Afinal, qual o papel do professor na pandemia?
Os alunos precisaram se adaptar para assistir a aulas de casa, aprender a entender a matéria através do computador. E para quem está do outro lado da tela, passando o conteúdo?! Ah, o professor também passou por uma significativa mudança. Não só no método de ensinar, mas também na forma de manter a atenção do estudante que está em casa sujeito a tantas distrações. Agora, após mais de quatro meses de pandemia, os nossos mestres do ensino nos mostram como vêm conseguindo cumprir essa missão e ainda como incentivam o estudo e a dedicação dos estudantes em plena quarentena. Os depoimentos abaixo ilustram um pouco dessa rotina e trazem algumas dicas de sucesso para aulas online criativas e prazerosas nos quatro segmentos da Caminho do Saber: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.
Os professores da educação infantil observam uma grande demanda em aulas dinâmicas e criativas que favoreçam a interação, afetividade e o aprendizado. Criando diversas oportunidades de experiências significativas durante a pandemia. Algumas estratégias adotadas para explorar e manter aulas dinâmicas é buscar e conhecer todos os recursos ao seu alcance. Se você puder use diferentes espaços para a gravação. O pátio da sua casa pode ser um ótimo cenário ou a cozinha. Seus alunos irão ficar entusiasmados em realizar as atividades e estar em um ambiente diferente do qual estão acostumados. Faça todos se exercitarem, dance, cante, proponha atividades recreativas, envolva a sua família, crie cenários. Conte histórias que engajem toda a família, faça a ludicidade presente em cada momento. E mostre que você está lá para ajudar em tudo que for preciso, pois você é a referência desse aluno dentro de uma instituição de ensino.
Gabrieli Lira Lorandi – Educadora Pré 2 D
Há muitas diferenças em realizar uma aula online e uma aula presencial, mas uma coisa é certa: esses dois formatos precisam de muito planejamento, pesquisa e dedicação. O desafio é ter que pensar em atividades que envolvam a teoria e a prática de forma lúdica e que desperte a atenção dos alunos. Para planejar as minhas aulas online, primeiro faço uma grande pesquisa, estou sempre atenta às novidades na área da educação, tanto aqui no país como fora. Em seguida, junto os objetos do conhecimento a uma atividade lúdica e, assim, crio uma aula dinâmica. Nesse momento a criatividade é tudo. Usar imagens ou músicas de fundo, fazer uma coreografia, fantasiar-se e até criar um avatar da professora, conta muito para tornar a aprendizagem significativa e despertar o interesse das crianças. Além disso, para trabalharmos o socioemocional, um dos pilares da escola, ao fim de cada aula, os alunos fazem agradecimentos e os mesmos são depositados no “Pote da Gratidão” que será aberto assim que estivermos todos juntos novamente.
Adriana Rodrigues, professora do 2o ano do Ensino Fundamental
A disciplina que eu trabalho, que é ciências, por si só já é bastante atrativa aos educandos, principalmente pelo fato de ser mais prática e ter muita relação com a nossa vida e com o ambiente onde vivemos, porém justamente pelo fato de ser mais prática, acabei tendo que me reinventar. E o grande motivador para esta reinvenção foi uma simples pergunta: “Como eu gostaria de ter estas aulas?”. A partir deste questionamento, iniciei o processo de reconstrução das aulas. Acabei utilizando a tecnologia como uma grande aliada, com a utilização de imagens, vídeos e aplicativos tridimensionais, para tentar aproximar ao máximo o aluno daquilo que está sendo explicado. Outra “ferramenta” que utilizo nas aulas é a abertura para diálogos, discussões de assuntos (que podem ou não) estar relacionados ao conteúdo trabalhado, pois possibilitam uma participação mais ativa do aluno. Assim consigo relacionar a ciência em tudo que falamos e conversamos durante nossas aulas. Tenho buscado diariamente materiais, informações e metodologias que possam me auxiliar a dar conta de tudo isso. Mas continuo sendo a mesma professora, trabalhando com o mesmo amor e encantamento pela educação e principalmente pelos meus alunos.
Eloise Vieira Lima – professora de Ciências dos Anos Finais
Quando se abre a oportunidade de assistir a aulas no mesmo dispositivo em que se encontram jogos, entretenimento barato e redes sociais, que chamam muito a atenção dos jovens, isso nos traz a possibilidade de ir além dos métodos de ensino convencionais. Inovar nas formas e personalizar a entrega de conteúdo é a grande sacada para o sucesso. Não me parece suficiente chegar à casa dos nossos estudantes da mesma forma que entramos em sala de aula. Detalhes simples, objetos pessoais, post-it, recursos visuais disponibilizados por editores de imagens e tomadas de vídeos ousadas são algumas das possibilidades para tornar agradável e singular a conexão que precisamos e queremos estabelecer com nossos alunos.
Marlôva Spagnol – professora de Língua Portuguesa e Produção Textual do Ensino Médio