Tempo de leitura: 4 minutos
No contexto globalizado em que vivemos, a robótica educacional está presente em muitos lugares. Mas, de fato, sabemos o que isso significa? E como pode ajudar no ensino/aprendizagem de crianças e jovens? Para responder a esses questionamentos, temos César, 2005, apud Vargas et al corrobora.
O que é a robótica?
“A robótica é a ciência dos sistemas que interagem com o mundo real com ou sem intervenção dos humanos. A Robótica torna-se uma interessante ferramenta de uso na educação, uma vez que seus projetos oportunizam situações de aprendizagem. Isto acontece pela resolução de problemas interdisciplinares, que podem ser simples ou complexos. O ambiente de aprendizagem onde o professor ensina ao aluno a montagem, automação e controle de dispositivos mecânicos que podem ser controlados pelo computador é denominado Robótica Pedagógica ou Robótica Educacional.”
Qual é sua importância na atualidade?
A nova geração de aprendizes está inserida em um contexto em que a tecnologia sofre variados avanços e a quantidade de informação que circunda neste meio aumenta. A utilização dessas tecnologias no currículo vem fomentar os conteúdos estudados, bem como despertar a forma lúdica de se obter o conhecimento. Assim, cria-se o interesse, desenvolvendo algo que o ensino tradicional não consegue realizar.
Todo conhecimento é mais assimilado se for possível integrar o conceito teórico à prática. Ou seja, promove um diálogo entre a matéria a ser aprendida e a experiência vivida pelo aluno. Mas, muitas vezes, os alunos estudam o conteúdo (abstratamente) e não sabem como aplicar à vida deles. Desse modo, a robótica vem agregar, uma vez que os discentes aprendem a agir, criar soluções, desenvolver estratégias e inovar, aplicando o conteúdo estudado.
Robótica educacional na transformação do ensino de Língua Portuguesa
Durante as aulas de Língua Portuguesa, aprende-se várias estruturas gramaticais, bem como a construção e a interpretação textual. A base do aprendizado dá-se por meio da conceituação e de atividades de aplicação, mas nem sempre é suficiente para um bom entendimento e aplicação na vida do aluno. Ao considerar a informação, a robótica educacional mostra-se fundamental na construção do conhecimento, pois é a partir dela que a mediação entre o conceito e a aplicação é feita.
Além de ajudar no desenvolvimento e construção da gramática estudada, as aulas de robótica propiciam o trabalho em equipe, que engloba três dimensões: afetiva, cognitiva e comportamental, que somadas resultam na atitude do aluno. Desse modo, podemos ressaltar que, a tecnologia em sala de aula torna o processo educativo mais dinâmico e consistente, capacitando o educando ao uso de uma ferramenta que viabiliza um novo agir.
Segundo Zilli 2004, p.77, “A Robótica Educacional é um recurso tecnológico bastante interessante e rico no processo de ensino-aprendizagem, ela contempla o desenvolvimento pleno do aluno, pois propicia uma atividade dinâmica, permitindo a construção cultural e, enquanto cidadão tornando-o autônomo, independente e responsável.”
Conclusão
Acreditamos que, mais do que formar alunos capazes de criar, resolver problemas e usar novas tecnologias, as aulas de robótica dão o apoio necessário para transformar as aulas de língua portuguesa em um momento de descontração e criação, partindo da necessidade que o aluno vê o conteúdo para a vida dele e, não apenas, como mais um conteúdo a ser estudado. Além disso, os estudantes adquirem conhecimento, habilidades e competências necessárias para a formação.
Bibliografia:
VARGAS, Melina N., MENEZES, Andromeda G. C., MASSARO, Cláudio M., GONÇALVES, Thiago M. Utilização da robótica educacional como ferramenta lúdica de aprendizagem na engenharia de produção: introdução à produção automatizada. IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – 2012. Disponível em: http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2012/artigos/104401.pdf. Acesso em julho de 2016.
ZILLI, S. R. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Práticas. Dissertação de Mestrado – Florianópolis: UFSC, 2004.
Raquel Mignoni de Oliveira – professora da Rede de Ensino Caminho do Saber
Gostou de nosso artigo? Então acesse nosso site e fique por dentro de outras novidades.
Link permanente