Tempo de leitura: 3 minutos
Ao entrar na rotina escolar, a criança precisa passar por uma série de mudanças no seu cotidiano que nem sempre são recebidas de braços abertos. Confira aqui algumas informações sobre a importância dos primeiros anos da criança no ambiente escolar!
A importância da Educação Infantil
Inúmeras pesquisas comprovam que as crianças que frequentam a Educação Infantil têm um desempenho melhor em toda a sua vida escolar. Isso porque essa etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança nos seguintes aspectos:
- físico;
- psicológico;
- intelectual;
- social.
Portanto, é fundamental, que a família estabeleça com a escola e professora da turma uma relação de afeto e confiança.
Fonte: Livro: Conversando com a família – Júnia La Scala e Arnaldo Rodrigues
A rotina escolar e a criança
A criança quando inicia a sua rotina escolar, passa a ter uma atividade diária de deslocamento, o que também implica mudanças em sua vida doméstica. Ela então passa a ter um horário para sair de casa e para voltar; chega em casa com novidades para contar; vive experiências em outro ambiente.
A adaptação a essa nova etapa da vida da criança requer atenção e um acompanhamento de perto por parte da família e da escola.
Fonte: Site: Educar para crescer
Como preparar seu filho para o Ensino Fundamental?
Quando as crianças deixam a educação infantil e ingressam no Ensino Fundamental 1 é inevitável pensar: “meu filho já não é mais um bebê”. E é natural que nesse momento apareçam também algumas dúvidas sobre como ele se sairá nesse novo momento de sua vida de estudante. De fato, a entrada no primeiro ano traz uma série de mudanças na rotina escolar. As brincadeiras ainda terão seu espaço, mas seu tempo será diminuído enquanto a hora de estudar ganhará mais importância.
Na mochila, a boneca ou o carrinho ainda poderão entrar em alguns dias, mas dividirão espaço com livros e cadernos. As responsabilidades, aos poucos, também vão crescer: haverá mais lição de casa, provas e notas. Todas essas mudanças, porém, não devem ser encaradas como um problema. Elas fazem parte da evolução natural e saudável da vida da criança.
A convivência com a professora e os colegas
Na escola, a professora divide a atenção entre todos os alunos, e cada um aprende a esperar sua vez, de modo que o sentido da vida em sociedade vai se desenhando aos poucos. Na passagem de um ano para o outro, às vezes há mudança de professora e de colegas. Isso constitui para o aluno a oportunidade de construir uma nova relação, fazer comparações, experimentar estratégias- enfim, continuar a socializar-se. É muito importante que a família estimule essa relação com os colegas e esses novos aprendizados e descobertas.
Fonte: Site: Educar para crescer
Adaptação
A adaptação é um momento de transição na vida da criança. Por isso, é importante estar tranquilo em relação à escola e transmitir essa tranquilidade à criança.
A partir de agora, o seu (a) filho (a) vai passar algumas horas por dia longe de você, na companhia de adultos e crianças que até ontem ele não conhecia. É importante explicar a ele (a) exatamente o que está acontecendo: que ele (a) vai para a escola, que vai ter uma professora e amiguinhos novos. Para facilitar o processo de adaptação, os especialistas recomendam que o preparo para a volta às aulas comece alguns dias antes.
Uma motivação pode estar na organização do material escolar e no contato com os amigos com quais a criança não se encontrou durante as férias. Uma semana antes do início das aulas já pode começar o processo de dormir mais cedo, e de acordar meia hora antes a cada dia também. É simples e funciona para acertar os ponteiros com os horários pós-férias.
Gostou de nossas dicas? Se sim, compartilhe!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.