Sobre a escola

Socioemocional

A Caminho Rede de Ensino acredita que a interação social favorece o desenvolvimento do aluno como um todo. Por isso, os alunos aprendem, construindo e interagindo em todos os momentos da rotina escolar sem desprezar o que o ensino tradicional tem consolidado. É inovar o ensino de hoje para transformar o amanhã. Na Educação Socioemocional, os alunos interagem uns com os outros, usufruindo de diferentes espaços de aprendizagem e recursos pedagógicos disponibilizados pela escola, valorizando o vínculo afetivo entre professor, aluno, família e ambiente escolar. Essa é a proposta sociointeracionista, um diferencial da Caminho Rede de Ensino. Com isso, trabalhamos com emoções e valores para a formação do estudante!

São tantas emoções

O projeto tem como objetivo abordar reconhecimento das emoções com as crianças da educação infantil. As crianças vivenciaram diferentes experiências a fim de identificar as cinco emoções primárias: raiva, medo, tristeza, alegria e nojo.

Caminhos que se cruzam

A proposta visa trocar experiências entre diferentes gerações que estudaram na Caminho, partilhando histórias e momentos marcantes da trajetória pessoal e profissional dessa galera que já passou por aqui.

Brincadeira sem graça, não tem graça nenhuma

Buscando refletir com os estudantes sobre os diferentes impactos do Bullying e a importância de cultivarmos relações de afeto e respeito com os outros, foram realizadas diversas ações para abordar o tema.

Semáforo do Toque

Com abordagem lúdica, os psicólogos trataram do Maio Laranja na Educação Infantil e Anos Iniciais, usando bonecos para ensinar sobre limites de toque, cuidados com o corpo e como pedir ajuda no combate ao abuso e exploração sexual.

Inovação e Tecnologia

O pilar de Inovação e a Tecnologia é uma característica forte e muito presente na Caminho, envolvido e potencializando os outros pilares da escola. Desde a Educação Infantil, os alunos já têm participação efetiva na Educação Tecnológica até chegar à Robótica. Tudo incluído em um currículo que visa a formação integral do aluno. Além disso, a Caminho Rede de Ensino conta com a Equipe de Robótica Tecnoway, que participa ativamente de campeonatos nacionais e internacionais, e também com a equipe Engrenautas. A Tecnologia sempre esteve, fortemente, presente na essência da Caminho Rede de Ensino. Como forma de complementar e agregar, a Inovação representa a solução de problemas e conflitos, o construir algo novo e diferente, o pensar “fora da caixa”. Por isso, aqui na Caminho Rede de Ensino queremos inovar para fazer melhorias, pensar diferente e tornar nossos alunos agentes transformadores da sociedade de fato.

 

Equipes de Robótica (Tecnoway e Engrenautas)

Fazem parte do pilar de Inovação e Tecnologia. Para os estudantes é uma oportunidade de aprender ainda mais sobre robótica e reforçar habilidades, como trabalho em equipe, raciocínio lógico, liderança e resolução de problemas.

Alfabetização com uso de Tecnologia

Modernizamos o aprendizado da alfabetização, integrando tecnologia de forma envolvente. A fusão de métodos tradicionais com ferramentas digitais fortalece as bases educacionais, tornando a aprendizagem mais dinâmica e eficaz.

Construção de Projetos com Impressora 3D e Corte a Laser

Através da impressão 3D e corte a laser, nossos estudantes transformam conceitos em realidade tangível. Essa abordagem prática e inovadora desenvolve habilidades técnicas e criativas, preparando-os para um mundo impulsionado pela tecnologia.

Festival de Inovação da Caminho (FIC)

Evento que reúne estudantes da Caminho e de outras instituições para reforçar o pilar de Inovação e Tecnologia. O FIC incentiva diversas habilidades, estimula a criatividade, o aprendizado em educação tecnológica e o empreendedorismo.

Conteúdo Forte

É preciso, sobretudo, uma proposta pedagógica de qualidade. A Caminho Rede de Ensino conta com o SAS, a melhor plataforma de educação do país, com plano de estudos individualizado, tarefas gamificadas, preparação para vestibulares e para o ENEM. Além disso, a escola incentiva a pesquisa por meio de uma feira de iniciação científica reconhecida internacionalmente. Aprender para ir mais longe! Na Caminho Rede de Ensino, o Conteúdo Forte é um dos nossos pilares de ensino. É através do conhecimento que fortalecemos nossos estudantes como profissionais e cidadãos e preparamos eles para a vida. Aqui na Caminho contamos com a plataforma de educação SAS, a melhor do país, que possui materiais didáticos modernos e inovadores para proporcionar o melhor ensino aos alunos. Além disso, possuímos uma equipe pedagógica qualificada para repassar o conteúdo de maneira eficiente. O resultado disso: SUCESSO, tanto na vida profissional quanto pessoal, pois aqui formamos integralmente os nossos jovens.

Educacross / Eureka! - Plataformas Gamificadas

Plataformas de aprendizagem adaptativa de jogos digitais, que promovem uma jornada lúdica e gamificada, com estudantes engajados e motivados, em um processo de gestão orientado por dados.

Provinha SAS

Nossos estudantes do 4º e 5º ano que ficaram em primeiro lugar na Provinha SAS. Eles receberam uma premiação feita na nossa impressora 3D e na máquina de corte a laser.

1º lugar Sistemática SAS

Com o SAS, nossa plataforma de ensino (a melhor do Brasil) a estudante Júlia Rauber, da turma 81, alcançou o 1º lugar na prova, superando 20.728 estudantes.

Blog

Confira o nosso conteúdo e novidades sobre a Caminho.

A brincadeira e as atividades lúdicas são muito importante para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que ela consegue expressar os sentimentos dela em relação ao mundo social.
A Caminho Rede de Ensino é reconhecida pelo trabalho em Inovação e Tecnologia, com uma equipe capacitada que prepara os estudantes para o mundo do presente e do futuro.
Neste domingo (21/04), Caxias do Sul passará por uma Revolução Criativa e a Caminho Rede de Ensino fará parte disso, afinal Inovação e Tecnologia têm tudo a ver com a nossa escola.