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A tecnologia na educação tem beneficiado alunos, professores, pedagogos e gestores. Confira algumas das principais tendências neste artigo!
Fonte: Escola da Inteligência
Para serem eficientes e cumprirem o papel educacional de promover a aprendizagem significativa para os seus alunos, as escolas devem acompanhar o desenvolvimento da sociedade.
Tendo em vista que os avanços tecnológicos são uma marca registrada do mundo contemporâneo, é importante que a tecnologia na educação seja vista como um meio de propiciar o ensino.
O desenvolvimento tecnológico é parte integrante da vida no século XXI e é importante que faça parte do cotidiano escolar. Nessa perspectiva, este post aborda a importância de as instituições de ensino investirem em ferramentas tecnológicas a fim de apoiarem suas práticas pedagógicas.
Para isso, vamos mostrar as quatro principais tendências de tecnologia na educação. Basta continuar a leitura!
Por que investir em tecnologia na educação?
Os mais variados segmentos institucionais tendem a acompanhar o desenvolvimento científico e o progresso tecnológico da sociedade.
As inovações trazidas pela ciência e pela tecnologia são geralmente implementadas nos diferentes setores sociais, conferindo vantagens as pessoas envolvidas em suas atividades, na medida em que se facilitam as práticas, há ganho de tempo, confiabilidade nos dados, além de estética amigável.
E esse cenário não é diferente na esfera educacional. Alunos, professores, pedagogos e gestores beneficiam-se muito do uso de tecnologia na educação.
Isso, porque os recursos tecnológicos possibilitam inovação metodológica pelos docentes e estimulam o aprendizado dos discentes, o que produz resultados positivos para a instituição de ensino. Logo, há a geração de vantagem competitiva.
Os dispositivos tecnológicos estão desde muito cedo ao alcance das crianças, consistindo em acessórios quase que indispensáveis para os adolescentes. E isso não pode ser ignorado no contexto escolar.
Ao contrário! Precisa ser aproveitado pelos educadores. É importante que essa atmosfera tecnológica na qual vivem os alunos de diferentes idades seja usada em favor da aprendizagem.
Além disso, os recursos tecnológicos tendem a exercer influências consideráveis sobre o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, sendo, portanto, poderosos aliados da escola.
Isso é possível porque as tecnologias chamam e prendem a atenção dos alunos, ajudam a sua capacidade de concentração, fortalecem os sistemas de memória e promovem a motivação.
Todos esses ganhos de desempenho são muito importantes para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.
As escolas, ao disponibilizarem novos recursos, tecnologias, programas e aplicativos que facilitam o trabalho do professore e motivam o aprendizado dos alunos, não apenas promovem a aquisição de conteúdo acadêmico, mas tornam essa construção significativa e prazerosa.
Quais as tendências de tecnologia na educação para 2019?
O mercado educacional é competitivo e a utilização de recursos tecnológicos nas escolas é cada vez mais necessária em modelos bem-sucedidos. Mas, entre tantas ferramentas tecnológicas disponíveis, quais são aquelas que valem a pena serem usadas em sala de aula?
A seguir, vamos mostrar quatro tendências de tecnologia aplicadas à educação para este ano. Não deixe de conferir!
Lousa interativa
A lousa interativa é um tipo de central multimídia com sistema operacional completo, cujo aspecto é de um grande monitor de computador sensível ao toque.
Em substituição ao antigo quadro-negro, essa ferramenta possibilita ao professor trabalhar os conteúdos com os seus alunos de maneira dinâmica e objetiva; por meio dos recursos computacionais da lousa é possível apresentar, modificar, salvar e compartilhar arquivos com os alunos muito rapidamente.
Robótica
A robótica envolve o funcionamento de sistemas mecânicos automáticos, controlados por circuitos elétricos integrados.
O ensino de robótica na escola estimula o aprendizado investigativo, a lógica, o aspecto intuitivo e a capacidade de criação por meio de atividades práticas e lúdicas. As crianças beneficiam-se da robótica no aspecto cognitivo, associada ao aprendizado da programação e por ela desenvolver a coordenação motora fina.
Gamificação
A gamificação no contexto escolar consiste no uso de jogos digitais para motivar e engajar os alunos em determinadas atividades pedagógicas.
Os jogos são interativos e têm diferentes níveis de dificuldade. A gamificação contribui:
- para o desenvolvimento de talentos;
- aperfeiçoamento de diferentes habilidades;
- Aumento do espírito competitivo,
- Capacidade na resolução de problemas;
- E criatividade para o trabalho em equipe.
Qual a importância de um programa educacional para otimizar os resultados?
Embora seja eficiente como recurso metodológico educacional, a tecnologia pode se tornar poderosa se direcionada de forma apropriada.
O uso de recursos tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem geram resultados ainda mais positivos quando estão atrelados a programas educacionais especializados, como os que são desenvolvidos pela Escola da Inteligência.
A partir dessa combinação, que envolve a educação das emoções e da inteligência, é possível promover:
- o aprimoramento das relações interpessoais;
- a melhoria dos índices de aprendizagem;
- desempenho do processo;
- E o aumento da participação da família na formação dos alunos;
Logo, o desenvolvimento integral dos discentes é fomentado e os resultados da escola são otimizados.
O uso da tecnologia na educação não pode ser um fim em si mesmo e, ao mesmo tempo, não pode mais ser visto como uma opção a ser feita pela escola.
A tecnologia no ambiente educacional é condição e estratégia de trabalho para que os professores se tornem mediadores mais significativos e os alunos assumam uma postura cada vez mais ativa de estudantes.
O resultado do investimento adequado em tecnologia associado a programas educacionais, como os que a Escola da Inteligência oferece, resulta em:
- alunos mais interessados;
- mais concentrados;
- participativos;
- disciplinados;
- responsáveis;
- E alunos mais conscientes por seu próprio aprendizado e progresso acadêmico.
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